A história você já conhece: o bebê recusa a papinha salgada, cospe, fecha a boca e não abre de maneira alguma, parece até que vai vomitar! Os pais logo se põem a pensar se o filho tem alguma alteração fisiológica. Acredite, não é o caso.
Existem muitas explicações para a dificuldade de o bebê aceitar a papinha salgada. Até o sexto mês de vida, seu filho foi alimentado apenas com o leite materno. Ou seja, ele está acostumado ao sabor docinho do leite! Quem quer mudar com uma dieta dessa?
Quando se inicia a fase de introdução de novos alimentos, vêm os sucos. Geralmente, o processo é tranquilo, afinal, os sucos também são naturalmente doces. Porém, chegando a vez das papinhas de legumes, carne, arroz e feijão, surgem os problemas que tanto deixam os pais ansiosos e frustrados.
Quantas mudanças!
Não apenas os sabores dos novos alimentos na dieta do bebê são totalmente diferentes da suavidade do leite materno, como o são suas texturas e aromas. Parece fácil para seu filho?
Além disso, o processo de comer também muda. O bebê estava acostumado a mamar. Então, de uma hora para a outra, ele precisa aprender todos os movimentos para engolir os alimentos. Por ser uma tarefa difícil os pais precisam ter muita paciência nessa fase!
Para facilitar a vida dos pais
Veja a seguir algumas dicas que podem ajudar a família nessa fase de adaptação do bebê:
- Lembre-se do que você já sabe sobre a formação dos hábitos alimentares e use essas informações para ter mais paciência. Mantenha sempre em mente a dificuldade de seu filho em lidar com novas texturas, cheiros e sabores.
- Ao introduzir as frutas e os sucos na dieta do bebê, não acrescente açúcar. Quanto mais ele se acostumar ao sabor doce, mais relutante ficará a novos sabores.
- Da mesma forma, já nas papinhas salgadas, nada de tentar enganar seu filho adicionando frutas, açúcar ou leite em pó. Existe a ilusão de que a estratégia funciona, mas na verdade você estará apenas atrasando o processo de conhecimento de novos sabores para seu filho.
- E pior: acrescentar sempre alimentos doces na dieta do bebê é um incentivo para que ele goste ainda mais de doce. Já pensou no futuro como isso pode ser um problema?
- Evite também fazer papinhas todos os dias com batata-doce, abóbora, mandioquinha e beterraba. Esses alimentos têm sabor adocicado, por isso o bebê comerá melhor se estiverem presentes. Porém, variar é fundamental para a nutrição de seu filho.
DICA IMPORTANTE
Muitos pais cometem o erro de bater a papinha no liquidificador. Afinal, fica fácil de fazer e o bebê adora, certo?
Porém, dessa forma todos os ingredientes se misturam e seu filho não será capaz de distinguir os diferentes sabores e texturas, fatores fundamentais para uma boa formação de hábitos alimentares.
Por isso, apenas amasse um pouco os alimentos com um garfo
0 comentários:
Postar um comentário