O problema é simples, mas deixa mães cansadas, com olheiras e sem saber o que fazer. Estamos falando das famosas cólicas dos bebês! Bastante comuns, elas começam a aparecer em torno dos quinze dias de vida e duram até o bebê completar três meses. A boa notícia? Raramente elas continuam depois desta idade!
Características da cólica
Em geral, a cólica aparece na mesma hora do dia. Os pais ficam desesperados em ouvir seus filhos chorando de maneira estridente. Por que isso acontece? Porque a cólica traz uma sensação nova para o bebê, e pior: dói muito, fazendo a criança ficar agitada, se contorcer e encolher as pernas até a barriguinha.
Mas vamos agora ao mais importante: às causas da cólica!
O que é a cólica?
A cólica nada mais é do que a imaturidade do sistema digestivo do bebê. Nesta fase, o intestino se contrai e relaxa sem controle, produzindo gases e, consequentemente, a cólica.
Porém, há também outra explicação: dentro da barriga da mãe, o sistema digestivo do bebê não é usado, começando a funcionar apenas com a amamentação. Imagine a mudança que isso causa no intestino dos pequenos!
O fim das cólicas coincide com o amadurecimento do intestino da criança, o que ocorre por volta dos três meses de vida.
Agora, se você acha que não vai conseguir aguentar tranquilamente os meses que faltam até a cólica de seu filho ir embora…
Dica!
Sabia que bebês que não mamam na mãe podem ter mais cólica e demorar mais tempo para amadurecer o intestino? Pois é, a natureza é mesmo perfeita!
Sabia que bebês que não mamam na mãe podem ter mais cólica e demorar mais tempo para amadurecer o intestino? Pois é, a natureza é mesmo perfeita!
TENHA CALMA
Apesar de não haver muita solução para evitar as cólicas, um ambiente tranquilo pode ajudar a aliviar o desconforto do bebê. Por isso, evite em casa excesso de barulho, agito e desorganização nos horários rotineiros. Seu filho agradece!
0 comentários:
Postar um comentário