quarta-feira, 19 de junho de 2013

Pequenas soluções para evitar a cólica

 
Por mais que você se desespere quando seu filho começa a chorar (e muito) com a cólica, é preciso saber de duas coisas:
1. Não há como prevenir o problema (fruto da imaturidade do aparelho digestivo do bebê;  e 2. Não há medicamentos que resolvam o quadro.
Por isso, os pais precisam se virar com alguns pequenos detalhes que podem melhorar a situação. Vamos ver quais são?

Diminuindo a cólica

  1. Estabeleça horários para as atividades familiares e procure criar em casa um ambiente mais calmo, sem muito barulho como televisão, rádio, telefone, pessoas conversando alto e aparelhos domésticos em pleno funcionamento. Lembre-se de que a cólica é também a resposta da criança ao ambiente que a cerca.
  2. A posição correta durante a amamentação é importante para que a criança não engula ar, fator que aumenta a formação de gases.
  3. Massagens delicadas na barriguinha, movimentos nas pernas (como se o bebê estivesse pedalando) e compressas de água morna na barriga (com cuidado para não exagerar na temperatura e queimar a criança) podem ajudar a aliviar o desconforto de seu filho.
  4. Com o tempo, você já vai saber o horário das cólicas, que normalmente ocorrem no fim da tarde. O que fazer? Um pouco antes, dê um banho morninho na criança em ambiente bem tranquilo e com pouca luz. Ao tirá-la da banheira, já tenha em mãos uma compressa morna.

  1. Apesar de não haver comprovação, profissionais de saúde acreditam que a alimentação da mãe possa influenciar o aparecimento de cólicas no bebê. Em todo o caso, vale evitar condimentos fortes, leite, iogurte,qualquer tipo de pimenta, chocolate, bebidas com cafeína, melão, pepino, pimentão, sucos de laranja e de limão. E fique atenta para os resultados!
  2. Ajude o bebê a liberar gases. Três atitudes são importantes: vista a criança com roupas que não a apertem e não a embrulhe como se fosse um pacote; coloque sempre a criança para arrotar depois de todas as mamadas; e segure o bebê com a barriga para baixo, apoiado no seu braço.
  3. Nada de chás e água com açúcar. Essas bebidas podem piorar o quadro, pois o intestino da criança ainda está imaturo. Alimentos novos nesta época também não são recomendados.
  4. Medicamentos não são indicados em caso algum! Fale com o pediatra se tiver dúvidas quanto a isso.
  5. Após tantos conselhos, fica a dica: o que mais funciona é a paciência. Como você já sabe a hora em que a cólica aparece, aproveite e prepare-se você também: tome um banho morno e beba um bom copo de suco de maracujá!  E, como consolo, lembre-se de que as cólicas são normais e têm data certa para terminar. Afinal, mãe estressada só deixa o bebê ainda mais nervoso e com  mais dores!

A PRINCIPAL CAUSA
As cólicas surgem no bebê principalmente porque o aparelho digestivo deles ainda não está completamente desenvolvido. Saber disso com certeza tranquiliza os pais, que conseguem entender melhor o que se passa com seu filho. Por isso é importante conhecer as etapas de desenvolvimento do bebê, principalmente no primeiro ano, quando há muitas mudanças. 

0 comentários:

Postar um comentário