quarta-feira, 19 de junho de 2013

Será que seu filho está mamando bem?

 
Uma posição confortável, tanto da mãe quanto do bebê, é fundamental para uma boa amamentação. Mas os segredos desse momento tão especial entre mãe e filho não param por aí!
Existem alguns detalhes relacionados à sucção do leite que podem determinar o sucesso da mamada. Vamos ver o que você pode fazer para facilitar o processo?

A sucção da mama

  1. Segure a mama formando um C com o dedo polegar na parte superior e os outros quatro dedos na parte inferior. Observe, porém, que a aréola deve ficar totalmente livre.
  2. Ao colocar o bebê para mamar, estimule o lábio inferior dele com o mamilo. Assim, por reflexo, ele abre a boca e abaixa a língua.
  3. No momento em que seu filho abrir a boca, leve-o ao peito. Mas lembre-se sempre de que é o bebê que vai à mama, e não o contrário.
  4. Você sabia que o bebê retira o leite comprimindo os seios lactíferos com as gengivas? Por isso, ele deve abocanhar não só o mamilo, mas também parte da aréola, facilitando a saída do leite.

E como saber se está certo?

Após um ou outro ajuste nos primeiros dias, a amamentação se torna um ato muito natural. Ainda assim, é sempre bom saber se tudo está correndo bem. Veja a seguir os sinais de que a técnica está correta – ou não!
  1. Para ter certeza de que seu filho está mamando, basta verificar as mandíbulas. Se elas se moverem, fique tranquila!
  2. É possível, também, ouvir a deglutição do bebê. Mas atenção: ruídos excessivos da língua podem significar que a posição está inadequada.
  3. Outra pista de posição incorreta? Quando o bebê fica com as bochechas encovadas a cada sucção. Cheque também se ele está fazendo a pega certa(aréola e parte do mamilo).
  4. Amamentar não causa dor! Se você sente qualquer desconforto, como fisgadas, peça ajuda a um especialista e reveja as técnicas de amamentação.

NADA DE TER VERGONHA!
Uma das maiores dificuldades das mamães de primeira viagem é assumir suas muitas questões sobre como cuidar de um bebê. Afinal, elas já não deveriam saber tudo?
De jeito nenhum! Assim como tudo na vida, o ofício de mãe precisa ser aprendido; e isso inclui a amamentação. Para receber informações precisas e confiáveis, procure o auxílio de um profissional – nada de seguir conselhos informais.

0 comentários:

Postar um comentário